🌸Olá! Neste instante sagrado, uma centelha de magia chega até você em forma de palavra.🌸
Para esta primeira edição da Palavra Mágica, escolhi trazer uma reflexão que tem se apresentado em meus dias: percebo que, principalmente entre aqueles da minha geração, a fé se tornou motivo de vergonha.
Não estou falando apenas sobre religião, sei que esta tem suas fragilidades — motivadas por alguns maus representantes —, mas falo também sobre a fé contida no simples ato de acreditar na força divina, mesmo que a crença esteja desligada de qualquer religião. Até mesmo essa fé mais abstrata é motivo de certa vergonha.
É como se acreditar em qualquer coisa invisível fosse cafona, vergonhoso, obsoleto, coisa de mães, pais e avós — mesmo que lá no fundinho do coração exista uma crença verdadeira ou, ao menos, uma ave-maria rezada baixinho no travesseiro ao final de um dia difícil. Mas por que essa fé precisa ser escondida?
Um amigo próximo diz acreditar apenas em “energia” — termo que utiliza na tentativa desesperada de evitar a palavra “Deus”. Tempos atrás, durante um jantar, questionei a uma amiga: “você acredita em alguma coisa? Engraçado porque a gente é amiga há tanto tempo e eu não faço ideia se você tem algum tipo de fé”. As conversas a respeito de fé, religião, Deus e orações estão cada vez mais raras e, sem exceção, sempre sou eu quem puxa assuntos desse tipo com as pessoas ao redor.
Depois desse episódio do jantar, refleti bastante sobre a minha falta de conhecimento acerca da fé dos meus amigos. Claro que às vezes é realmente algo que a pessoa prefere manter em seu íntimo, mas é válido fazer uma reflexão interior: você nutre esse momento de fé apenas no seu íntimo porque é seu jeito ou, na verdade, você tem vergonha da sua fé?
O caminho mais bonito seria buscar a honestidade diante das próprias crenças e estabelecer um compromisso com elas — para que a cada dia você tenha mais intimidade e sintonia com o tipo de fé que decidiu nutrir. Não recorra a sua fé apenas quando precisar porque aí os laços estarão fracos. Faça o contrário disso: fortaleça ela todos os dias e, aí sim, talvez até nem tenha uma situação difícil em que precise recorrer a ela — porque você estará rodeado de energias tão boas que irá afastar grande parte dos infortúnios.
Se aceitar as regras de uma determinada religião faz seu coração vibrar, que assim seja! Se não aceitar as regras e mesmo assim seu coração transbordar de fé, que assim seja! Se você é católico, mas gosta de receber um passe no centro espírita e acender uma vela para Yemanjá, que assim seja! Se você prefere meditar e se energizar através de cristais e magia natural, que assim seja! Sua crença é seu mapa, sua fé é seu caminho, seu coração é seu guia.
Onde vibra seu coração, é ali que mora sua fé.
Junto de vocês, analiso também o quanto da minha fé eu estava permitindo transbordar por todas as áreas da minha vida. Então este projeto nasce, entre outras coisas, também para que minhas palavras mágicas de fé, crenças e estudos possam caminhar livremente pelo mundo. Afinal, não deveríamos precisar esconder parte importante de quem somos a fim de agradar aqueles que nos cercam — até mesmo Jesus indica que o evangelho, muitas vezes, pode acabar dividindo famílias e cortando certas relações. Em Mateus 10:34-36, Jesus diz: "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa”.
🌿 Uma pequena lista de práticas que podem ajudar a estabelecer uma rotina de compromisso e intimidade com sua fé, sem precisar escondê-la. 🌿
🌸 leia bons livros que se alinhem com suas crenças.
🌸 estude assuntos ligados à sua crença ou religião.
🌸 reserve uma hora por semana, pelo menos, para orar, meditar e conversar com Deus ou outra divindade pela qual você sinta afinidade — não é necessário ser formal, apenas abra seu coração.
🌸 enquanto você estiver tomando banho, fazendo uma caminhada ou preparando o jantar, faça pequenas afirmações mágicas, orações, mantras ou cante uma música que lhe inspire fé.
🌸 assine esta newsletter e siga minha página no instagram para se inspirar e ter acesso a palavras mágicas, meditações, afirmações mágicas e pequenas reflexões como esta que você leu hoje.
A fé não deveria estar recortada da nossa vida cotidiana, muito pelo contrário: ela é a lente pela qual enxergamos a vida, a lei que rege nossas ações diante das pessoas e do mundo.
🌸Como o orvalho que toca a folha ao amanhecer, espero que a mensagem desta edição toque seu espírito com leveza e torne seu dia ainda melhor.🌸
Com carinho,
Palavra Mágica ✨
Que texto incrível! Realmente é muito difícil ver alguém manifestando sua fé nos dias de hoje, o que é bem triste. Obrigada, espero que muitas pessoas tenham oportunidade de ler e sentir isso 💗
Lindo! Nossa fé nos nutre e nos une, independente de religião! 🤍